terça-feira, 4 de novembro de 2008

Cegueira Coletiva

O escritor português José Saramago afirmou nesta segunda-feira que Karl Marx "nunca teve tanta razão como agora", sobre a atual crise do sistema capitalista.
O escritor fez a declaração em uma entrevista coletiva sobre o lançamento do filme "Ensaio sobre a Cegueira", de Fernando Meirelles, em Lisboa.
"Onde estava todo esse dinheiro [desbloqueado para resgatar os bancos]? Estava muito bem guardado. Logo apareceu, de repente, para salvar o quê? Vidas? Não, os bancos", declarou o prêmio Nobel de Literatura de 1998.
"Marx nunca teve tanta razão como agora", ressaltou José Saramago, acrescentando que "as piores conseqüências ainda não se manifestaram".
Ao ser ouvido sobre o vínculo entre o tema de seu romance e a crise financeira, o escritor respondeu que "sempre estamos mais ou menos cegos, sobretudo, para o fundamental".
Nos seus 85 anos, José Saramago publicou dezenas de obras, entre prosa, poesia, ensaio e teatro.
Em agosto último, apenas recuperado de uma pneumonia, terminou de escrever seu último romance, "A Viagem do Elefante", uma história épica e jovial sobre o périplo de um elefante asiático pela Europa do século 16.

“Ainda tenho chorado bastante por causa dos riscos que as instituições bancárias correm. Todos somos testemunhas de quão pouco lucrativas elas têm sido ao longo dos anos. Sugiro que tornem-se sociedades beneficentes...”

Fonte: France Press [Via
Folha Online]

Nenhum comentário: