terça-feira, 20 de maio de 2008

Lula diz que fará sucessor e ironiza oposição

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a rebater críticas da oposição e, sob gritos pedindo um terceiro mandato, disse que vai deixar o governo, mas garantiu que, até lá, terá um nome capaz de sucedê-lo no posto. "Eu ainda não tenho nem candidato nem candidata. Mas vou ter e vamos eleger nosso candidato para poder seguir a nossa política", disse Lula, durante ato de início das obras de habitação do Programa de Aceleração do Crescimento em Santo André (SP), ao lado da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, cotada como sua provável candidata na eleição presidencial de 2010. A ministra também recebeu gritos da platéia, com o grito "olê, olê, olá, Dilmá, Dilmá".
Repetindo discurso feito nas últimas semanas, Lula ironizou afirmações da oposição de que o sucesso de seu governo é resultado de sorte. "Aqueles que achavam que nós íamos levar o Brasil para o buraco, aqueles agora inventaram o seguinte: ah, o Brasil está dando certo porque o Lula tem sorte. Esse Lula tem uma sorte danada", disse o presidente. "Agora, eu pergunto aqui, quem é a mulher que casa com o homem que não tenha sorte? Quem é o homem que vai casar com uma mulher azarada? Olha, Deus queira que daqui para frente o Brasil só eleja um presidente com muita sorte. O cara que tem azar é o cara que perde as eleições."
Além da oposição, a imprensa também foi alvo de críticas. "Nem sempre a imprensa diz tudo o que está acontecendo no Brasil. Às vezes, se a gente quiser saber mais a gente lê a imprensa internacional, que fala bem", disse Lula. "Nunca vi como a imprensa espanhola, alemã, americana, inglesa gosta tanto do Brasil. A nossa demora mais para enxergar." O presidente afirmou que o esforço para promover o desenvolvimento econômico tem por objetivo melhorar a qualidade de vida da população carente. "Estamos dando cidadania para as pessoas", afirmou. (Agência Estado)

Nenhum comentário: