domingo, 14 de dezembro de 2008

Porque Celebramos o Natal?


Não encontramos o termo Natal na Bíblia. Também não encontramos indicações de que os cristãos primitivos celebravam o aniversário do nascimento de Jesus Cristo. O que sabemos, pela história, é que quase a totalidade do mundo cristão comemora esta data no dia 25 de dezembro.
Porque esta comemoração? É lícito celebrarmos uma festa que não é explicitamente citada na Bíblia? Será que a celebração do Natal é pecado?
Sabemos com certeza que o cristão bíblico não guarda dias especiais. Nenhuma comemoração faz parte do cristianismo. Todas as possíveis datas que poderiam ser comemoradas estão ocultas e não se sabe ao certo quando ocorreram. Não é diferente com o nascimento de Jesus Cristo. Ninguém sabe exatamente o dia de seu nascimento.
Na história da Igreja de Cristo, encontramos Clemente de Alexandria, no 2º século depois de Cristo, citando as diversas opiniões que existiam na ocasião, sobre a data do nascimento de Jesus. No fim do 4º século há registros de que as igrejas locais promoviam trabalhos especiais, em comemoração ao nascimento de Cristo.
No 5º século, Agostinho escreveu: “... de acordo com a tradição, Ele nasceu no dia 25 de dezembro." Esta se tornou a data aceitável para as igrejas do Ocidente, sendo que no Oriente, a data observada é o dia 6 de janeiro.
Gradualmente a celebração do Natal foi assimilando vários costumes existentes nas nações que iam recebendo o Cristianismo. Muitos destes costumes, pagãos em origem, foram se transformando e sendo vencidos pelo Cristianismo e enquadrados no espírito de Natal.
Os Reformadores do século XVI aceitaram a celebração do Natal como uma legítima expressão de adoração Cristã, dando assim continuidade à tradição.
Hoje, alguns pequenos grupos de Cristãos não aprovam a celebração do Natal, quer pela falta de menção explícita na Bíblia, quer pelo número de regionalismos incorporados à celebração. Como a Bíblia não condena explicitamente esta celebração, a maioria dos cristãos prefere deixar a decisão de celebrar ou não com a consciência de cada um.
Entretanto é necessário tomar cuidado para não criar uma espécie de idolatria na celebração do Natal. O nascimento de Cristo foi celebrado na Bíblia como um momento de alegria. A evidência disso é a adoração dos pastores em Lucas 2:8-12, como também nos presentes recebidos dos Magos em Mateus 2:1-11, e nas admoestações de Paz e Boa Vontade expressadas pelos anjos em Lucas 2:13-14.
É necessário que o cristão bíblico tenha consciência de que o Natal deve ser acima de tudo uma demonstração de gratidão de nossa parte pelo advento daquele que veio para salvar os pecadores reconciliando-nos com Deus. Daquele que veio e venceu a morte. Nós, cristãos bíblicos, devemos utilizar a ocasião do Natal como uma oportunidade dada por Deus para adorarmos a Ele e testemunharmos do Seu nome ao mundo.

Nenhum comentário: